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Volta às aulas! Dicas de merendas saudáveis para o corpo e os dentes

Escrito por Uniodonto

02 AGO 2021 - 09H54 (Atualizada em 02 AGO 2021 - 12H55)

CRIANÇA-SAUDAVEL

Com a tendência de redução dos níveis de contágio da Covid-19 e a consequente flexibilização das normas sanitárias, a rotina escolar retorna neste segundo semestre mais próxima da normalidade. E com ela, a necessidade de pensar em merendas saudáveis e, ao mesmo tempo, atrativas ao paladar dos pequenos.

Desenvolver bons hábitos alimentares desde cedo é fundamental para que seu filho se torne um adulto consciente dos benefícios de se manter uma dieta com o mínimo de produtos processados. Além de prevenir a obesidade e outras doenças, como diabetes e colesterol alto, os alimentos saudáveis também ajudam a manter a saúde bucal. Lembrando que toda refeição deve ser equilibrada e diversificada, contendo os nutrientes necessários ao crescimento da criança.

Confira algumas dicas de merendas saudáveis e apetitosas. Lembre-se sempre de recomendar ao seu filho que escove os dentes após o lanche ou, pelo menos, faça um bochecho com água para eliminar os restos de alimentos.

1. Frutas picadas

Quem nunca desistiu de uma fruta por preguiça de descascá-la? Se você preparar aquela salada de frutas bem colorida, a chance de seu filho gostar é bem grande, pois ele não terá trabalho nenhum para se alimentar.

2. Iogurte

O iogurte é rico em cálcio e proteínas, tornando-se uma boa escolha para melhorar a força e a saúde dos dentes. Os probióticos, ou bactérias benéficas, encontrados no iogurte, também beneficiam a gengiva porque expulsam as bactérias que causam cáries.

3. Frutas secas e oleaginosas

Além de muito saudáveis, as frutas secas e as oleaginosas são responsáveis por trazer a sensação de saciedade para o organismo das crianças, diminuindo a fome entre as refeições. Outra vantagem de seu consumo regular é a alta incidência de gorduras boas nesses alimentos, que dão energia sem trazer malefícios para a saúde. As amêndoas, por exemplo, são ótimas para os dentes porque são uma boa fonte de cálcio e proteínas, mas com baixo teor de açúcar.

4. Palitinhos de vegetais

Esse lanchinho é sempre muito apreciado pelas crianças que têm o hábito de se alimentar bem. Os palitinhos podem ser feitos com cenoura, salsão (aipo), erva-doce ou pepino, acompanhados de um molho saboroso ou patê.

5. Cubinhos de queijo

Um estudo publicado na revista da Academia Americana de Odontologia Geral constatou que comer queijo elevou o pH na boca dos indivíduos e reduziu o risco de cárie. Acredita-se que a mastigação necessária para comer queijo aumenta a quantidade de saliva na boca. O queijo também contém cálcio e proteínas, nutrientes que fortalecem o esmalte dos dentes.

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