Sensibilidade nos dentes: por que isso acontece?
Antes de iniciar o procedimento, é importante conversar com seu dentista, para garantir que o resultado atenda às suas expectativas

A cárie não é a única causa de dor nos dentes. O desgaste do esmalte e a retração da gengiva também podem causar hipersensibilidade e desconforto em determinadas situações. Nesses casos, geralmente a dor é desencadeada pela ingestão bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.
Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção, e a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.
A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos), que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, o que causa sensibilidade.
A exposição da dentina pode ser causada por vários fatores, dentre eles:
- Retração gengival, devido à idade ou escovação inadequada
- Bebidas ácidas (como refrigerantes), que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina
- Bruxismo, que faz com que todos ou a maior parte dos dentes se tornem sensíveis
- Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta
- Uso de escova de dentes com cerdas muito duras
- Gengivite, que pode causar retração gengival
- Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina
- Sensibilidade dentária temporária, que pode ocorrer depois de um tratamento de clareamento dental profissional, mas que geralmente desaparece pouco tempo depois de finalizado procedimento
O primeiro passo para resolver o problema de sensibilidade nos dentes é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Ele poderá aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para fortalecer o dente; prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; ou restaurar as áreas que perderam o esmalte.

Uniodonto São José dos Campos: 29 anos de história e muitas realizações
Em julho comemoramos os 29 anos da Uniodonto de São José dos Campos, e nessas quase três décadas de história, podemos afirmar que foi um período de muito trabalho para aprimorar cada vez mais o atendimento aos nossos clientes.

Aquecendo os pés dos idosos da Casa de Repouso Nosso Lar
Doação de meias e fraldas geriátricas integra o projeto Solidariedade Junina da Uniodonto de São José dos Campos.

Curiosidades e cuidados com o dente do siso
Você já parou para se perguntar qual é a função do dente do siso?