Notícias

Retração gengival: o que é e como tratar

Escrito por Ana Paula Soares

09 AGO 2022 - 17H00 (Atualizada em 10 AGO 2022 - 09H19)

A retração gengival ocorre quando a gengiva se desloca em direção à raiz do dente, deixando-a exposta. O dente, por sua vez, ganha uma aparência alongada.

A exposição da raiz do dente pode gerar consequências negativas, como sensibilidade (aos alimentos e bebidas geladas, quentes, doces), maior risco de desenvolver cáries, desconforto estético e, em casos avançados, até a perda do dente.

Mas por que a gengiva se retrai? Existem várias causas, como por exemplo: gengiva fina, mau posicionamento das raízes, perda óssea, escovação traumática, bruxismo (transtorno em que o indivíduo aperta e/ou range os dentes).

Se você acredita que tem retração gengival, é importante procurar um especialista em Periodontia para avaliação. O tratamento será realizado de acordo com cada caso, podendo ser desde uma mudança nos hábitos que causaram o problema, até um procedimento cirúrgico, para recobrimento das raízes. São implantados enxertos gengivais, que vão impedir que essas retrações aumentem.

Para saber mais, assista o vídeo da Dra. Juliana Plínio, periodontista da Uniodonto de São José dos Campos: Veja em nossa página

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.