protese dentária fisica
Notícias

Prótese dentária fixa: de A a Z

A prótese dentária fixa pode ser uma ótima opção para quem sofre com a perda (ou falta) de dentes. Descubra aqui.

Escrito por Uniodonto

20 MAR 2021 - 08H00 (Atualizada em 07 ABR 2021 - 15H48)

A prótese dentária fixa pode ser a solução para aqueles que perderam um ou mais dentes, independentemente da causa da perda.

Hoje é muito mais fácil repor um dente através de uma prótese fixa, de maneira bonita e natural. Existe mais de um tipo de material para se fazer o trabalho.

A perda de um dente pode desequilibrar toda a arcada dentária, pois é natural que os dentes se movimentem para repor a função daquele que está faltando.

Essa questão pode acarretar outros problemas futuros, como a perda de mais dentes. Por isso, é importante consultar um profissional para realizar um diagnóstico.

Geralmente, a prótese dentária fixa pode ser muito bem indicada. Descubra aqui quais os tipos que existem no mercado hoje e qual o ideal para cada caso.


Tipos de prótese dentária fixa

Uma prótese dentária pode substituir apenas um dente ou vários, e os benefícios englobam as questões estéticas e a capacidade de mastigação.

Embora seja imprescindível realizar a avaliação com um profissional de odontologia, descubra a seguir quais os tipos de próteses disponíveis no mercado.


Prótese dentária fixa sobre implantes

Atualmente, o tipo de prótese dentária com o maior índice de sucesso entre as opções que existem hoje é a prótese dentária sobre implantes, pois ela substitui com perfeição os dentes perdidos.

Nesse caso, quando o paciente perde o dente, ou quando este está comprometido, após a sua remoção, pode ser feita a colocação de um pino no osso (implante), que posteriormente receberá o trabalho protético.

As vantagens de se optar pela prótese sobre implante são a segurança, o conforto e a estética perfeita, que imita um dente natural.

O material usado no parafuso do implante é o titânio, e na prótese é a porcelana, também conhecida como cerâmica odontológica, que tem um acabamento com qualidade superior à das restaurações.


Prótese Total sobre implantes

A Prótese Total sobre implantes é um tipo de dentadura que é fixada em pinos de titânio que são colocados nos ossos abaixo da gengiva.

A maior vantagem desse tipo de prótese dentária fixa é que ela fica totalmente presa na boca, resultando em uma maior autonomia ao paciente quando realiza sua alimentação ou conversa com outras pessoas.

Ela possui um suporte que se encaixa na gengiva, melhorando inclusive a aparência da perda óssea na região.


Coroa fixa

A coroa fixa geralmente é feita sobre dentes que sofreram traumas devido a quebras ou tratamento de canal. Nesse caso, pode ser feita a coroa fixa de porcelana, liga metálica, acrílico e metal, que são cimentados em pinos fixados na raiz do dente em questão.

Contudo, a opção mais procurada é a de porcelana, já que possui a cor mais próxima de um dente natural. A função é devolver a autoestima, manter a estética da boca e melhorar a mastigação.

Com um procedimento bastante frequente hoje em dia, os pacientes conseguem recuperar suas funções estéticas e funcionais com facilidade.


Prótese dentária fixa ou ponte fixa

A ponte fixa é presa entre dois ou mais dentes que ainda estão saudáveis, ou ainda, em implante dentário.

Sua função é devolver a mastigação ao paciente, bem como melhorar a estética da boca e a autoestima.

O acompanhamento profissional é indispensável para garantir a sua saúde bucal


Agora que você já conhece os tipos de próteses dentárias fixas e os benefícios dessas técnicas, basta contatar um especialista para uma consulta.

Esse profissional deve fazer parte da sua rotina de consultas semestrais, para garantir a saúde bucal e vida longa aos tratamentos.

Somente um especialista, através de exames clínicos e exames de imagens, poderá indicar qual é a melhor solução para cada caso. Em todos os casos, o objetivo é trazer a saúde bucal e a autoestima de volta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Fazer login

Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.