Notícias

Por que o dente do siso inflama?

Escrito por Ana Paula Soares

18 FEV 2022 - 09H15

Quando um dente do siso nasce, uma parte da margem gengival se rompe naturalmente. Porém, algumas vezes, pode não haver espaço suficiente para o dente crescer.

Quando isso acontece, partículas de alimentos podem ficar presas no retalho do tecido gengival, resultando em inflamação da gengiva ao redor do dente do siso. Essa inflamação é conhecida como pericoronarite.

Os principais sintomas são dor ou inchaço do tecido da gengiva ao redor do dente do siso; mau hálito ou gosto ruim na boca; febre ou calafrios frequentes; inchaço na região; espasmo muscular no maxilar. É muito importante consultar o dentista se apresentar algum ou todos esses sintomas.

É normal ter um caso de pericoronarite de curta duração, que dura de três a quatro dias quando os dentes começam a nascer. Se isso acontecer, há várias medidas que você pode tomar em casa para aliviar os sintomas e melhorar a higiene bucal:

  • Escove bem os dentes duas vezes ao dia.
  • Use o fio dental ou uma escova interdental diariamente.
  • Faça bochechos com um enxaguante bucal à base de clorexidina. Nesse caso, a frequência e o tempo de uso devem ser indicados por um dentista.

Ao seguir essas recomendações, é possível até mesmo reverter os sintomas de pericoronarite. Se você quiser aliviar o desconforto, também pode conversar com o dentista sobre medicamentos para a dor.

Se a infecção persistir além desse período ou ocorrer repetidamente, procure o dentista para fazer um tratamento o mais rápido possível. Normalmente, o tratamento da pericoronarite envolve a extração dos dentes do siso. O dentista pode prescrever antibióticos, caso haja alguma complicação que impeça que os dentes sejam extraídos imediatamente.

Saiba que a pericoronarite é uma complicação comum relacionada aos dentes do siso e o dentista pode orientá-lo quanto a melhor opção de tratamento para seu caso.

Se for diagnosticada, há três possibilidades principais: erupção total do dente de forma natural, remoção do retalho de gengiva ou extração do dente. O dentista limpará a área ao redor e sob a gengiva para remover partículas de alimentos e ensinará a você como fazer o mesmo. Ele também será capaz de determinar se a extração do dente do siso é a melhor (ou a única) medida a ser tomada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.