Notícias

Por que esperar 30 minutos para escovar os dentes?

Escrito por Ana Paula Soares

07 JAN 2022 - 12H00

Você é daqueles que acaba de comer e corre para escovar os dentes? Pois saiba que essa prática não é recomendada pelos dentistas!

Escovar os dentes diariamente, três vezes ao dia, após as refeições, é um hábito correto e saudável. Esse procedimento visa remover os resíduos de alimentos da boca e dos dentes, prevenindo o surgimento de mau hálito, cáries e outros problemas bucais. Entretanto, o ideal não é escovar os dentes imediatamente após se alimentar.

A orientação dos dentistas é esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes. Esse tempinho é necessário para a saliva equilibrar o pH bucal, que foi alterado pelos alimentos e bebidas que você ingeriu.

Fazer a escovação antes desse intervalo de meia hora pode favorecer alguns problemas nos dentes. Antes dos 30 minutos, o pH bucal ainda está ácido e a chance de proliferação de bactérias aumenta consideravelmente, o que propicia o surgimento de cáries.

Além disso, não esperar para escovar os dentes após as refeições pode aumentar os riscos de erosão dentária. Isso porque, com a escovação imediata, você espalha os ácidos na superfície dentária e eles podem desmineralizar o esmalte dos seus dentes. Principalmente após consumir alimentos mais ácidos ou com altas taxas de açúcar como, por exemplo, suco de laranja, balas e refrigerantes.

Então, nada de pressa para escovar o dente após se alimentar!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.