Notícias

Para que serve a profilaxia dentária?

Escrito por Ana Paula Soares

29 ABR 2022 - 15H00

Profilaxia dentária é o nome técnico para a nossa conhecida “limpeza dos dentes”, feita pelo dentista no consultório.

Além de evitar e eliminar o acúmulo de placa bacteriana, a profilaxia ajuda a prevenir doenças periodontais e outros problemas bucais que comprometem a saúde da gengiva e dos dentes, como o mau hálito e as cáries. Aliada a uma rotina diária de higiene bucal adequada, essa limpeza realizada pelo profissional especializado garante um sorriso bonito e saudável.

Para esse procedimento, geralmente o dentista utiliza um aparelho de ultrassom, que remove o tártaro. A boa notícia é que a profilaxia não causa dor, já que o método não agride o esmalte dentário ou a mucosa gengival. Pacientes com sensibilidade dentária ou gengiva inflamada podem sentir um certo desconforto durante o procedimento, necessitando de anestesia nos locais.

O recomendado é que a profilaxia dentária seja feita pelo menos duas vezes ao ano, com um intervalo de seis meses. É importante manter um acompanhamento profissional periódico, para que sejam avaliados os riscos de cáries e outros problemas bucais. Portadores de doenças crônicas, por exemplo, estão mais propensos a desenvolver a placa bacteriana devido à alteração no fluxo salivar e, por isso, podem necessitar de profilaxia em intervalos mais reduzidos.

Mas, de nada adianta ter regularidade na profilaxia dentária se os cuidados com a higiene bucal em casa não forem mantidos. Por isso, não esqueça de sempre escovar os dentes após as refeições e de usar o fio dental.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.