Notícias

Israel investe na saúde bucal dos idosos

Governo israelense estima que 50 mil pessoas sejam beneficiadas no primeiro ano esse política pública

Escrito por Ana Paula Soares

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 15H05)

Israel-investe-na-saúde-bucal-dos-idosos

Desde fevereiro, os cerca de 430 mil idosos acima de 75 anos de Israel têm acesso gratuito à manutenção da saúde bucal, com serviços que incluem radiografias, extrações, tratamento de canal e limpeza. A partir de outubro, quem tiver mais de 80 anos terá direito também a próteses, implantes e qualquer outro tratamento necessário para recuperar totalmente a boca.

O governo estima que 50 mil idosos sejam beneficiados no primeiro ano dessa política pública. Os custos ficarão entre 10 mil e 15 mil dólares por pessoa (algo entre 40 mil e 60 mil reais). Dos 430 mil acima dos 75 anos, a estimativa é de que metade necessite de cuidados, mas o projeto é mais ambicioso: o objetivo é alcançar todos acima de 65. Há limitações orçamentárias, mas o primeiro passo está dado: o orçamento inicial de 70 milhões de dólares (280 milhões de reais) será aumentado para 110 milhões de dólares (440 milhões de reais) em 2021.

Em 2004, cientistas descobriram a relação entre bactérias encontradas na boca e a ocorrência de pneumonia em pacientes internados em hospitais. De acordo com a Sociedade Americana de Geriatria, uma em cada dez mortes por pneumonia poderia ser evitada com higiene dental adequada. Em 2017, outro levantamento relacionava a doença periodontal a câncer em mulheres mais velhas. Os pesquisadores acompanharam durante oito anos 65 mil mulheres, com idades variando entre 54 e 86 anos. Descobriram que aumentava o risco para câncer de esôfago e vesícula e, embora o exato mecanismo não tenha sido esclarecido, supõe-se que patógenos sejam engolidos com a saliva causando inflamação contínua em outros órgãos.

Fonte: Site G1

Fazer login

Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.