Notícias

Fim das férias escolares e a saúde bucal

Escrito por Bruna Drummond

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 17H55)

No intervalo entre as aulas é comum ingerir um lanche rápido acompanhado por sucos e, muitas vezes, seguido de algum doce como “sobremesa”. Mas e os dentes, são escovados após estas refeições? As crianças e os jovens lembram de higienizá-los?

No decorrer do dia, seja no cotidiano escolar ou em casa, são realizadas três refeições principais: café da manhã, almoço e janta. No entanto, entre os intervalos há a ingestão de uma série de alimentos práticos e em menor quantidade, como refrigerantes, lanches, iogurte, barra de cereal e doces (balas, chicletes e chocolate).

Uma tática aos pais, para que o esquecimento seja evitado, é deixar a escova de dente, o creme dental e o fio dental sempre acessíveis e aparentes na mochila escolar. “A escovação é a principal maneira de prevenir as cáries e deve ser realizada ao longo do dia sempre que necessário, a fim de impedir o surgimento da placa bacteriana”, explica a cirurgiã-dentista da Uniodonto de São José dos Campos, Dra. Camila Hardt.

De acordo com a profissional, quando um alimento é ingerido, independentemente da sua qualidade nutricional, os dentes devem ser limpos. “Cinco minutos após o consumo, as bactérias responsáveis pela formação de cáries já agem. Por isso, escová-los e não aguardar um grande período para a realização da higiene bucal é fator decisivo na prevenção".

Também é essencial que os pais e a própria escola, por meio de muita conversa, mostrem à criança a importância de cuidar da saúde bucal, além dos reflexos negativos que a falta de higiene pode acarretar.

Outra postura importante, é que levem seus filhos a consultas periódicas com o cirurgião-dentista de confiança. Nelas, o profissional checa as condições dos dentes e da gengiva e, então, apenas se houver necessidade, realiza algum tratamento específico para o caso.

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Drummond, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.