Notícias

Curiosidades e cuidados com o dente do siso

Escrito por Uniodonto

21 JUN 2022 - 15H00

Um dos dentes que mais despertam polêmica chama-se siso. Você já parou para se perguntar qual é realmente a função dele?

Bom, vamos lá! O terceiro molar, conhecido como “siso”, “dente do siso” ou “dente do juízo”, além de gerar muitas dúvidas na cabeça das pessoas, também tira o sono, pois há aqueles que sofrem muito com a sua chegada.

Qual a função do siso?

Antigamente, o conjunto de dentes do siso era fundamental para que nossos ancestrais processassem alimentos à base de raízes, folhas, carnes e nozes.

Atualmente, têm a função de auxiliar a nossa mastigação, ou seja, torná-la mais eficiente.

No total, temos quatro sisos, dois na arcada dentária superior e dois na inferior. Mas é importante lembrar que pode acontecer de uma pessoa ter apenas um ou alguns dos quatro. Há ainda casos em que o dente siso não entra em erupção, ou seja, não nasce.

Todos precisam extrair o dente siso?

Mito! A extração só é recomendada em casos em que o dente atrapalha o alinhamento das arcadas ou causa alguma inflamação.

Existe uma idade correta para extração do siso?

Mito! Não existe a idade certa, pois varia caso a caso. A indicação para a retirada normalmente acontece para jovens. Isso porque, quanto mais cedo for extraído o dente do siso, melhores serão os resultados.

Independentemente da extração, mantenha a higiene dos seus sisos em dia. Já existem alternativas para auxiliar na limpeza desses dentes, que são as escovas unitufo ou as infantis. Elas ajudam na limpeza do dente do siso, pois possuem uma cabeça menor, o que facilita a higiene da área para pessoas que têm uma abertura de boca limitada.

Aproveite e já clique aqui para conhecer nossos planos para você deixar em dia sua visita ao dentista.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.