Notícias

Como o flúor protege os dentes?

Muito se ouve falar sobre os benefícios do flúor para a saúde bucal. Mas, afinal, como essa substância atua em nossos dentes?

Escrito por Ana Paula Soares

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 14H36)

Freepik

O flúor trabalha nos processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente na boca. Além disso, possui efeito antienzimático e antimicrobiano, eliminando algumas bactérias e impedindo a sua multiplicação.

Uma das maneiras mais comuns de obter o flúor é por meio da água que chega às nossas torneiras… A água fluoretada. Nesse caso, o flúor é absorvido pelo estômago e retorna à cavidade bucal pela saliva e pelo fluido gengival. O uso da substância também pode ocorrer por via tópica, ou seja, quando ela é aplicada diretamente na boca. Nessas condições, o flúor é apresentado à cavidade bucal por meio de bochechos, escovação dos dentes ou na forma de gel ou espuma.

Apesar das inúmeras vantagens, é preciso ter uma dose de cautela. A ingestão excessiva do flúor, no processo de formação dos dentes, pode causar a chamada fluorose, condição em que a cor do esmalte dos dentes passa a exibir uma tonalidade esbranquiçada, pequenas manchas ou linhas brancas. Em casos mais severos, os dentes adquirem uma coloração mais escura, mais acastanhada ou marrom, podendo haver perda de tecido dentário também.

Para usufruir dos benefícios do flúor sem se preocupar com o uso excessivo, basta manter a ingestão de água tratada e filtrada (fluoretada) e escovar os dentes com creme dental que contenha a substância.

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...