Notícias

Como fazer a prevenção do câncer bucal?

Escrito por Uniodonto

28 JAN 2022 - 14H00

Com a prevenção do câncer bucal é possível evitar muitos transtornos e sofrimento. Afinal, se a doença for diagnosticada em estágio inicial, o tratamento é muito mais eficaz e salva vidas.

O câncer bucal ou câncer de boca também é conhecido como câncer de lábio e cavidade oral. Trata-se de uma doença que afeta diversas partes da boca: lábios, gengivas, ossos, bochechas, céu da boca e região da língua.

Cuidados a tomar para prevenir o câncer de boca

A prevenção do câncer bucal, ainda que não seja garantia de evitar a doença 100%, pode eliminar ou adiar as condições que contribuem para o seu desenvolvimento em muitos casos.

Portanto, siga as orientações abaixo e sempre converse com o seu dentista sobre o assunto. É com esse conhecimento e agindo de forma correta que você pode evitar doenças graves, ou detectá-las precocemente e diminuir as chances de tratamentos mais invasivos.

Manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista a cada 6 meses

Escovar bem os dentes durante o dia e marcar consultas preventivas com o dentista a cada 6 meses é uma das melhores formas de prevenir qualquer problema bucal.

Afinal, durante a consulta, o profissional vai realizar a limpeza de rotina e identificar possíveis problemas.

Dessa forma, se for identificado algum sinal de tumor, é possível agir rápido e aumentar as chances de cura.

Evitar consumir bebidas alcoólicas e fumar

O consumo excessivo de álcool e cigarro é um dos maiores fatores de risco para desenvolver o câncer de boca. Por isso, parar de fumar e reduzir o consumo de bebidas alcoólicas ajuda a prevenir a doença. Estudos mostram que o álcool associado ao fumo pode aumentar em 30% as chances de desenvolvimento de câncer bucal.

Ter uma dieta saudável

Uma alimentação desregulada e aumento de peso também são fatores de risco para o desenvolvimento de câncer bucal. Então, é importante manter uma dieta saudável rica em vegetais e frutas.

Usar camisinha na prática de sexo oral

Utilizar o preservativo reduz o risco de infecção por HPV na boca e na garganta, que aumenta a incidência de câncer bucal. Hoje existe uma vacina que reduz o risco de infecção por HPV, e deve ser feita conforme indicação por idade.

Com a vacina, há redução do risco de contrair diferentes tipos de câncer: boca, colo de útero, pênis, ânus, vulva e vagina.

Tomar cuidado com a exposição à luz ultravioleta

Tanto o câncer de lábio quanto o câncer de pele podem se desenvolver por excesso de exposição à radiação ultravioleta do sol. Portanto, evitar principalmente o sol do meio-dia é muito importante, além de usar chapéu, protetor solar e protetor labial com bom fator de proteção.

Manter uma boa saúde bucal salva vidas

Uma boa higiene dos dentes, além de ter um dentista que acompanha você periodicamente é necessário para garantir a sua qualidade de vida.

Com um bom profissional ao seu lado, é possível fazer a prevenção do câncer bucal e também evitar outros problemas menores.

E para ter o melhor atendimento, tanto nos tratamentos de rotina quanto em situações de emergência, você pode contratar um plano odontológico da Uniodonto.

Agora que você já sabe como a prevenção é indispensável, fale com a nossa equipe e contrate o seu plano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.