Notícias

Clareamento: tire suas dúvidas

Antes de iniciar o procedimento, é importante conversar com seu dentista, para garantir que o resultado atenda às suas expectativas

Escrito por Ana Paula Soares

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 14H31)

Já há algum tempo, os custos de tratamentos estéticos como o clareamento dental vêm se tornando mais acessíveis, possibilitando a um maior número de pessoas usufruir das tecnologias que contribuem para melhorar a nossa autoestima, bem-estar e qualidade de vida. Mas, antes de iniciar qualquer procedimento, é importante esclarecer todas as dúvidas, para que o resultado atenda às suas expectativas. Veja abaixo algumas dicas importantes sobre clareamento e converse com o seu dentista.

Qualquer pessoa pode fazer clareamento?
Existem alguns casos em que o tratamento não é indicado, como: em mulheres grávidas, crianças menores de 15 anos com o esmalte ainda não completamente formado, pessoas com implantes, pacientes que apresentam doença periodontal e muitas restaurações, alérgicos aos componentes da fórmula e pacientes com retração gengival.

O clareamento enfraquece o dente?
Não. O clareamento consiste em uma reação química. O gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Esse processo não é abrasivo e não afeta a estrutura dos dentes.

Os cremes dentais funcionam como clareadores?
Não. Os cremes dentais branqueadores possuem muito pouca quantidade de agentes ativos do clareamento dental. Mas, por serem abrasivos, removem manchas externas e dão a impressão de dentes mais brancos.

O clareamento deixa os dentes sensíveis?
Alguns pacientes podem apresentar sensibilidade durante ou após o tratamento.

Durante o clareamento, posso ingerir bebidas e alimentos com corantes?
Durante o tratamento clareador, alguns alimentos, bebidas ou produtos devem ser evitados, pois podem interferir no resultado final. A durabilidade da cor alcançada com o clareamento será reduzida se o paciente consumir excessivamente algumas bebidas como café ou chá preto, ou fumar.

Receitas caseiras, como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada e casca de laranja clareiam os dentes?
Não. Esses produtos não possuem o potencial clareador. O bicarbonato de sódio é abrasivo e irá realizar apenas um polimento da superfície externa do dente (esmalte). O uso contínuo de bicarbonato pode resultar em desgaste do esmalte dos dentes, provocando sensibilidade. Além disso, o produto pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida, que causa hipersensibilidade e deformação na estrutura e forma dos dentes.

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...