Notícias

A importância da prevenção em saúde bucal

Escrito por Ana Paula Soares

05 JUL 2021 - 10H53 (Atualizada em 05 JUL 2021 - 12H21)

03

A importância da prevenção e visitas regulares

A prevenção é essencial para a promoção da saúde bucal, e uma das maneiras mais eficazes de manter seu sorriso bonito são os planos odontológicos.

Eles oferecem a possibilidade de um atendimento mais abrangente. Dessa forma, você pode estar sempre em dia, por exemplo, com a limpeza dentária, que faz parte da prevenção da saúde da sua boca.

Além disso, a prevenção reduz os riscos de que surjam problemas mais sérios com seus dentes.

A prevenção precisa ser realizada diariamente

Além das visitas regulares a um dentista, sendo o mais indicado uma vez a cada 6 meses, em casa também podemos realizar a prevenção da saúde bucal com ações simples, mas eficazes.

O uso do fio dental e a importância da escovação

O uso do fio dental após as refeições é essencial. Se não for possível, o recomendado é que ele seja utilizado pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente após a última refeição da noite.

Além de retirar restos de alimentos presos entre os dentes, o fio dental ajuda na retirada de placas bacterianas que se formam no local e colabora na limpeza da gengiva.

Em relação à escovação, essa também deve ser feita após cada refeição. As melhores escovas dentais são as que possuem cerdas macias, pois elas limpam os dentes sem agredir a gengiva.

As visitas ao consultório do dentista não devem ser deixadas de lado

Todo cuidado que você tem em casa é importante, mas visitar o dentista a cada seis meses para que ele realize a limpeza dos seus dentes é primordial.

Possuir um plano odontológico ajuda muito, pois torna mais acessível o custo do tratamento, caso necessário.

Além disso, em geral, com o acompanhamento sistemático do dentista, muitos problemas podem ser prevenidos ou evitados.

Qual a frequência ideal para visitar o dentista e como os planos odontológicos podem ajudar?

Quando o paciente não sente nenhuma dor ou desconforto nos dentes, o ideal é que se faça a prevenção em casa e visite o dentista a cada seis meses.

Entretanto, a qualquer desconforto nos dentes ou na gengiva, é importante marcar uma consulta imediatamente.

Com o plano odontológico da Uniodonto, basta marcar a consulta com o dentista de sua escolha, para ser atendido diretamente no consultório particular do profissional.

A Uniodonto oferece ainda Atendimento 24 horas para urgência e emergência, nos 365 dias do ano. Afinal, mesmo contando com todos os cuidados necessários para nossa saúde bucal, nunca sabemos quando vamos precisar de um atendimento.

Entenda a odontologia preventiva

Visitar o dentista regularmente e realizar a higiene bucal adequada são práticas da odontologia preventiva, visando prevenir diversos problemas que podem surgir quando os dentes não recebem os devidos cuidados. Dentre eles, podemos citar:

Cáries

As cáries estão entre os problemas mais comuns, quando não se tem a prática da odontologia preventiva em casa e no dentista.

Ela se forma justamente quando as bactérias da boca atacam os restos de alimentos que não foram retirados após a refeição.

Ainda que em alguns casos exista dor, nem sempre as cáries apresentam sintomas, principalmente no início. E como as cáries podem causar outras doenças, é preciso ficar atento e realizar as visitas ao dentista. Dessa forma a prevenção garantirá que uma simples cárie não se desenvolva para um problema mais sério.

Gengivite

Outra das doenças bucais mais comuns e que podem ser evitadas com a visita periódica ao dentista e a boa escovação dentária é a gengivite.

Ela ocorre quando não é feita a limpeza adequada com o uso do fio dental. O acúmulo de placa bacteriana e, posteriormente, o tártaro, prejudicam a gengiva.

Caso não tratada, a gengivite também pode se transformar em um problema mais sério, como a periodontite. Por isso, o acompanhamento profissional é indispensável, até mesmo para você saber se está realizando a limpeza diária corretamente.

Periodontite

Quando a gengivite não é tratada, pode progredir para algo mais perigoso e, nesse caso, somente o dentista pode realizar o tratamento adequado.

A periodontite pode provocar sangramento na gengiva, mau hálito e, muitas vezes, a retração da gengiva.

A periodontite compromete a estrutura dos ossos , e quando não tratada adequadamente, tem como consequência a perda dentária

Todos os problemas acima são resultado de escovação inadequada e/ou ausência de cuidados preventivos. A visita ao dentista pode não só resolver a questão, como prevenir para que não volte a acontecer.

Hábitos alimentares saudáveis ajudam na prevenção bucal

Além das visitas regulares ao dentista e a higienização correta em casa, os hábitos alimentares também influenciam na saúde dos seus dentes.

São hábitos simples que devem fazer parte do nosso dia a dia para ajudar na saúde dos dentes e do nosso corpo em geral.

Água

A água é fundamental para a hidratação do organismo e ajuda na saúde bucal, pois ela elimina restos de alimentos que podem estar presentes na cavidade bucal.

Sem contar que existe a fluoretação na água, ou seja, um composto de flúor que previne a cárie e endurece o esmalte dos dentes que já estão formados.

Cálcio

O cálcio é importante para que os dentes não fiquem quebradiços, por isso, se torna essencial na prevenção e cuidado com a saúde bucal.

Nesse sentido, o hábito de ingerir alimentos como queijos, iogurtes e leite é importante para o desenvolvimento saudável dos dentes.

Fibras

Alimentos que contêm fibras ajudam na limpeza dos dentes sem prejudicá-los, um exemplo são algumas frutas, como a maçã e a pera.

Aposte nestes alimentos para se prevenir e cuidar cada vez melhor dos seus dentes e gengiva.

Faça um plano odontológico

Os planos odontológicos são grandes aliados no cuidado com os dentes.

Na Uniodonto, você conta com planos com ampla cobertura e zero carência para a utilização.

Eles contemplam diversos procedimentos essenciais aos cuidados da boca, desde os mais básicos, como a limpeza com o profissional, até tratamentos complexos, de acordo com o plano contratado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Fazer login

Esqueci minha senha

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.