Curta a folia sem prejudicar a sua saúde bucal

Publicado em 09/02/2018

Por meio da saliva, tanto a bactéria cariogênica quanto a periodontal, podem ser transmitidas durante o beijo. A cariogênica é responsável pela formação da cárie nos dentes, já a periodontal pode gerar inflamações e infecções na gengiva ou estrutura dentária, podendo levar à perda do elemento dentário.

 

No entanto, apesar do risco existir, caso o parceiro apresente estas doenças o envolvido terá mais chances de contrair ambas apenas se não tomar as devidas precauções. “Mesmo que tenha adquirido a bactéria por meio do beijo, se higienizar a boca corretamente não sofrerá as consequências”, assegura a dentista Carolina Araujo.

 

Além da higiene correta, há outras dicas interessantes para que curta a folia sem deixar de lado os cuidados com a saúde bucal. Confira: 

 

 

Beba bastante água!

Mas para que o corpo produza saliva normalmente, ele precisa de água. A saliva é essencial à saúde bucal, pois promove a proteção aos dentes eliminando excesso de resíduos. A falta do líquido pode acarretar na boca seca, abrindo caminho para o mau hálito e a cárie.

 

 

Se alimentou?

Caso não dê para escovar os dentes após a refeição, opte pelas gomas de mascar sem açúcar. Elas disfarçam o mau hálito e neutralizam o pH da boca.

 

 

Não abuse do álcool

Em excesso, as bebidas podem prejudicar a saúde bucal. O álcool desidrata e diminui a produção de saliva, essencial para a proteção dos dentes. O ideal é alternar o consumo com goles de água, para evitar o mau hálito e prevenir a desidratação.

 

 

Cuidado com o refrigerante

A bebida também faz mal à saúde bucal, principalmente pelo excesso de açúcar, que se deposita nos dentes e também favorece o surgimento da cárie.  

 

 

Cuide-se!

Há doenças que afetam a saúde bucal e podem ser transmitidas pela saliva. Algumas delas são mononucleose infecciosa, conhecida como “doença do beijo”; candidíase oral, popularmente conhecida como sapinho, e sífilis, que pode provocar lesões na pele e na boca, sendo, nesse momento, transmitida por meio do contato com a saliva.

 

 

 Gerar Cartão Virtual

Plano Pessoa Física

Contratar

Encontre seu Dentista


Uniodonto São José dos Campos - Quem tem valoriza

 

(12) 3202-6000

Atendimento no Horário Comercial

(12) 3202-6032

Atendimento Empresarial

Responsável Técnico

Dr. Sergio Brito, CRO 37816

Uniodonto CL - CRO 4666

ANS - nº 313751