Mitos e verdades sobre saúde bucal

Publicado em 07/12/2017

Separamos algumas curiosidades sobre saúde bucal.

 

 

Flúor diminui a sensibilidade dos dentes

Verdade. A sensibilidade dos dentes, em geral, pode ser tratada e curada. O dentista poderá prescrever flúor em gel ou enxaguante bucal com flúor. O uso de um creme dental dessensibilizante também promete auxiliar no combate às dores nos dentes e torná-los mais resistentes.

 

 

Sempre que se trata o canal, o dente escurece

Mito. O que acontece é a perda do brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia (queda, traumatismo), mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico.

 

 

Maçã: aliada ao mau hálito

Verdade.  A maçã, a cenoura, o pepino e o gengibre, são os alimentos que possuem maior ação de limpeza, pois realizam uma espécie de raspagem dos dentes. Podemos chamá-los de “alimentos detergentes”.

 

 

Bicarbonato de sódio clareia os dentes

Mito. O uso de bicarbonato não promove o clareamento dos dentes. Ao contrário, ele pode ser muito prejudicial à saúde bucal. O Bicarbonato de Sódio em pó é uma substância abrasiva, que funciona como um “esfoliante”. O uso contínuo resulta em desgaste do esmalte dos dentes provocando sensibilidade.  Além disso, o produto pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida , que causa hipersensibilidade e deformação na estrutura e forma dos dentes.

 

 

Enxaguantes bucais substituem a escovação

Mito. Enxaguantes bucais são de extrema importância na higiene bucal, mas não substituem a escovação. Eles funcionam como um agente auxiliar, completando a higiene bucal e não a substituindo. Dependendo da composição, alguns enxaguantes só devem ser usados com indicação do dentista.

 

 

A escovação noturna é a mais importante

Verdade. A escovação noturna é a mais importante do dia, mas obviamente não deve ser a única. Escovar os dentes de noite é uma parte de higiene bucal diária que garante a prevenção de doenças bucais. Durante o sono, a temperatura da boca aumenta, a produção de saliva diminui e as bactérias proliferam.

 

 

Clareamento enfraquece os dentes

Mito. São muitos os mitos que giram em torno do clareamento dental. Este procedimento é realizado com a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações que libera oxigênio, e este altera a cor do dente. Este gel não é abrasivo e nem enfraquece os dentes. Qualquer pessoa pode ter os dentes clareados, desde que estejam íntegros (sem muitas restaurações).

 Gerar Cartão Virtual

Plano Pessoa Física

Contratar

Encontre seu Dentista


Uniodonto São José dos Campos - Quem tem valoriza

(12) 3202-6000

Atendimento no Horário Comercial

(12) 3202-6032

Atendimento Empresarial

Responsável Técnico

Dr. Sergio Brito, CRO 37816

Uniodonto CL - CRO 4666