Problemas de saúde podem começar pela boca

Publicado em 11/09/2017

A boca é a porta de entrada para doenças sistêmicas. Tudo o que ocorre na cavidade oral pode interferir na saúde do organismo e influenciar no comportamento físico, psicossocial e familiar.

 

 

Precisamos nos conscientizar de que, além dos dentes, língua e gengivas, existem na boca bilhões de bactérias. Portanto, quando mal cuidada ela pode provocar diversos problemas sistêmicos.

 

 

No Instituto do Coração (Incor), por exemplo, 40% dos pacientes atendidos com endocardite bacteriana (infecção bacteriana das válvulas do coração) têm a origem da doença na má higienização bucal. Pior: 20% deles vão a óbito.

 

 

A má higiene oral é uma das mais destacadas formas de disseminação de bactérias - o que pode ter influência sobre a saúde geral do indivíduo, afetando diretamente, ou contribuindo para o desenvolvimento de patologias em outros órgãos e sistemas do corpo humano.

 

 

As gengivas são compostas por milhares de vasos sanguíneos e hábitos comuns do dia a dia, logo, a alimentação ou até mesmo a escovação podem causar o rompimento deles. Isso faz com que as bactérias presentes na superfície dentária, gengiva e dentes passem para a corrente sanguínea, contribuindo para doenças graves cardiovasculares, nas articulações e até o parto prematuro com bebês de peso baixo.

 

 

Algumas doenças graves também podem se manifestar dando sinais na região bucal. Ao primeiro indicativo de algo errado, é preciso procurar um dentista que fará uma avaliação e dará as orientações necessárias para uma boca saudável.

 

Por Dra. Carolina Jambo

 

 Gerar Cartão Virtual

Plano Pessoa Física

Contratar

Encontre seu Dentista


Uniodonto São José dos Campos - Quem tem valoriza

(12) 3202-6000

Atendimento no Horário Comercial

(12) 3202-6032

Atendimento Empresarial

Responsável Técnico

Dr. Sergio Brito, CRO 37816

Uniodonto CL - CRO 4666