Alimentos ácidos: os vilões do seu dente

Publicado em 30/06/2017

A erosão dental, causada em sua maioria pelo consumo de alimentos ácidos, traz diversos prejuízos à saúde bucal

 

 

De acordo com dados colhidos por meio do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes , divulgado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos por adolescentes brasileiros.

 

 

Ainda segundo o levantamento, um em cada cinco brasileiros (19%) adultos, com moradia nas capitais brasileiras, consome refrigerante ou sucos artificiais diariamente. Produtos, estes, considerados ácidos - com PH abaixo de 5,5. “O esmalte é a estrutura mais dura do corpo. No entanto, ele pode ser lentamente destruído dependendo da alimentação, perdendo seus minerais. O refrigerante, o vinagre, o hábito de chupar limão, por exemplo, pode provocar a erosão do esmalte”, conta a cirurgiã-dentista da Uniodonto São José dos Campos, Fabíola Liberato.

 

 

Entenda melhor

Abaixo do esmalte existe uma camada de dente bem diferente: a dentina, mais frágil e com terminações nervosas. Logo, quando a erosão chega nessa camada, o indivíduo começa a se incomodar ao consumir alimentos  ácidos e gelados.

 

 

“Há pessoas com um desgaste grande, que já atingiu a dentina, e mesmo assim podem  não sentir sensibilidade. Portanto, muitas vezes não fazem nada para tratar. Com isso, o desgaste vai evoluindo podendo causar inflamações na polpa dentária, que nada mais é do que o canal do dente. Neste caso, mesmo sem cárie ou infiltração, o paciente precisa realizar tratamento de canal para, depois, restaurar o dente danificado”, afirma doutora Fabíola.

 

 

Identificação

Dependendo da situação, é possível notar o desgaste da estrutura por meio do amarelamento do dente, uma vez que o esmalte mais fino deixa transparecer a dentina, mais amarela.

 

 

Para a doutora, a dica válida a todos, independentemente da idade, é ir ao dentista a cada seis meses. “Mas caso a pessoa apresente sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios, aconselhamos que agende uma consulta o quanto antes para verificar a saúde bucal”, conclui Liberato.

 

 

Para informações sobre a Uniodonto SJC, o interessado pode acessar o site www.uniodontosjc.com.br ou encaminhar e-mail ao endereço eletrônico uniodontobr@uniodonto.com.br

 

 

Informações para Imprensa

Bruna Drummond

imprensa@uniodontosjc.com.br

12 3202-6023/12 98119-9431

 

 

 

 

 Gerar Cartão Virtual

Plano Pessoa Física

Contratar

Encontre seu Dentista


Uniodonto São José dos Campos - Quem tem valoriza

(12) 3202-6000

Atendimento no Horário Comercial

(12) 3202-6032

Atendimento Empresarial

Responsável Técnico

Dr. Sergio Brito, CRO 37816

Uniodonto CL - CRO 4666