Doenças bucais podem ser transmitidas pelo beijo

Publicado em 13/06/2017

Menos inofensivo do que aparenta, o beijo pode alterar a saúde de ambos os envolvidos

 

 

Como todos sabem, o beijo é o ponto de partida das relações. No entanto, muitos desconhecem que esta simples demonstração de carinho pode resultar no início de algumas doenças bucais, como, por exemplo, a cárie e doenças periodontais.

 

 

De acordo com a dentista Carolina Araújo, colaboradora da Uniodonto de São José dos Campos, por meio da saliva, tanto a bactéria cariogênica, quanto a periodontal, podem ser transmitidas durante o beijo. “A cariogênica é responsável pela formação da cárie nos dentes, já a periodontal pode gerar inflamações e infecções na gengiva ou estrutura dentária, podendo levar à perda do elemento dentário”.

 

 

No entanto, apesar do risco existir caso o parceiro apresente estas doenças, o envolvido terá mais chances de contrair ambas apenas se não tomar as devidas precauções. “Mesmo que tenha adquirido a bactéria por meio do beijo, se higienizar a boca corretamente, não sofrerá as consequências”, assegura Carolina.

 

 

Dessa forma, como dica não apenas a estas situações, mas válida a todos (independentemente da idade), a dentista cita como principais ações preventivas: escovar os dentes e a língua sempre após as refeições, passar o fio dental e frequentar o dentista com uma periodicidade de ao menos seis meses.

 

Mau hálito

Embora não transmitido pelo beijo, o mau hálito pode atrapalhar uma relação, pondo seu futuro em risco e gerando constante desconforto entre os envolvidos.

 

 

Ainda segundo a colaboradora da Uniodonto SJC, os maiores causadores da halitose são a saburra lingual - uma placa bacteriana esbranquiçada que se forma na parte posterior da língua, o baixo fluxo salivar, entre outros fatores. “Ela exala um odor desagradável e muitas vezes não sentido por quem possui. Para evitar, os cuidados são os mesmos dos citados acima: a higiene constante. Mas, para tratar, o indicado é procurar um dentista especialista em Halitose”.

 

 

Para informações sobre a Uniodonto SJC, o interessado pode acessar o site www.uniodontosjc.com.br ou encaminhar e-mail ao endereço eletrônico uniodontobr@uniodonto.com.br

 

 

Informações para imprensa

Bruna Drummond

imprensa@uniodontosjc.com.br

12 3202-6023/12 98119-9431

 Gerar Cartão Virtual

Plano Pessoa Física

Contratar

Encontre seu Dentista


Uniodonto São José dos Campos - Quem tem valoriza

(12) 3202-6000

Atendimento no Horário Comercial

(12) 3202-6032

Atendimento Empresarial

Responsável Técnico

Dr. Sergio Brito, CRO 37816

Uniodonto CL - CRO 4666