Notícias

Xilitol ajuda a prevenir cáries

O xilitol ajuda a inibir o crescimento da bactéria “Streptococcus mutans”, reduzindo assim a formação de cáries.

Escrito por Ana Paula Soares

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 14H49)

O xilitol é um adoçante natural proveniente de plantas, frutas e vegetais. Tem o sabor semelhante ao açúcar e pode ser usado por diabéticos, por ser metabolizado independente da insulina. Não existe nenhuma restrição de idade para seu uso e ele é permitido inclusive para grávidas.

O xilitol ajuda a inibir o crescimento da bactéria “Streptococcus mutans”, reduzindo assim a formação de cáries. As bactérias precisam gastar uma grande quantidade de energia para absorver o xilitol, e mesmo assim, não conseguem metabolizá-lo. Portanto, acabam intoxicadas.

A combinação xilitol e flúor traz benefícios cumulativos. Estudos mostram que, quando há xilitol no creme dental com flúor, após a utilização por três anos é possível obter 12% de redução no aparecimento de cáries, comparado ao uso do mesmo creme dental somente com flúor.

É muito importante ressaltar que o simples consumo de chicletes ou pastilhas com xilitol não é uma garantia contra a cárie. Podemos pensar nele como um “auxiliar” muito bem-vindo. A boa escova de dentes e o fio dental são imprescindíveis para uma correta higiene bucal.

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...