Notícias

Sensibilidade nos dentes: por que isso acontece?

Antes de iniciar o procedimento, é importante conversar com seu dentista, para garantir que o resultado atenda às suas expectativas

Escrito por Ana Paula Soares

20 JUL 2019 - 16H45 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 14H34)

A cárie não é a única causa de dor nos dentes. O desgaste do esmalte e a retração da gengiva também podem causar hipersensibilidade e desconforto em determinadas situações. Nesses casos, geralmente a dor é desencadeada pela ingestão bebidas e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos.

Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção, e a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos), que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, o que causa sensibilidade.

A exposição da dentina pode ser causada por vários fatores, dentre eles:

  • Retração gengival, devido à idade ou escovação inadequada
  • Bebidas ácidas (como refrigerantes), que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina
  • Bruxismo, que faz com que todos ou a maior parte dos dentes se tornem sensíveis
  • Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta
  • Uso de escova de dentes com cerdas muito duras
  • Gengivite, que pode causar retração gengival
  • Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina
  • Sensibilidade dentária temporária, que pode ocorrer depois de um tratamento de clareamento dental profissional, mas que geralmente desaparece pouco tempo depois de finalizado procedimento

O primeiro passo para resolver o problema de sensibilidade nos dentes é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Ele poderá aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para fortalecer o dente; prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; ou restaurar as áreas que perderam o esmalte.

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...