Notícias

Saiba tudo sobre ortodontia

Escrito por Uniodonto

20 ABR 2021 - 15H24 (Atualizada em 20 ABR 2021 - 16H02)

Embora a ortodontia exista há um bom tempo, muitos ainda têm dúvidas e querem saber mais sobre essa especialidade da odontologia.

De forma resumida, a ortodontia tem a função de corrigir a posição dos dentes e organizar o encaixe entre eles na mordida.

Embora possa parecer apenas uma questão de estética, a ortodontia vai muito além disso. Dentes que estão fora da posição também podem prejudicar a mastigação dos alimentos, além de serem mais difíceis de limpar.

Os dentes mal posicionados podem causar ainda problemas na gengiva, justamente devido à dificuldade da limpeza adequada.

Por isso, o tratamento ortodôntico, além de ser indicado por questões de estética, também é importante para manter a saúde bucal e as funções mastigatórias adequadas.

Quais são os tipos de aparelhos ortodônticos?

Muitas vezes o paciente foge do uso do aparelho devido à sua aparência metálica. Porém, essa realidade já ficou no passado e hoje, graças à tecnologia, existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos, cada um cumprindo uma função.

Veja a seguir mais detalhes sobre alguns dos aparelhos mais usados e qual a indicação de cada um:

● Aparelho fixo metálico

Dentre os aparelhos, o fixo metálico é o mais comum. Ele apresenta em sua estrutura fios de metal e braquetes.

A estrutura é completada com as borrachinhas que ajudam a segurar o fio de metal. Estas podem ser coloridas ou transparentes. Muitos pacientes até acabam se divertindo na hora de trocar as cores do aparelho, deixando a experiência mais leve.

O objetivo do uso do aparelho fixo de metal é a correção dos dentes e, embora muitos tenham dificuldade de adaptação, é um dos mais indicados pelos dentistas. Isso porque, além da rapidez dos resultados, ele é indicado para quase todos os tipos de dentição.

Um cuidado que se faz necessário na ortodontia é a limpeza correta da boca e dentes. Essa limpeza é possível com uso de fio dental específico para não ficar com alimentos presos nos dentes depois das refeições.

● Aparelho fixo de porcelana

Para aqueles que não gostam da aparência do aparelho fixo de metal, existe o aparelho fixo de porcelana.

Nesse tipo de aparelho, também conhecido como estético, os braquetes podem ser feitos de policarbonato, safira ou porcelana.

Os materiais os tornam praticamente invisíveis em contato com os dentes e, nesse caso, para ficarem ainda mais imperceptíveis, são usadas borrachinhas transparentes.

A função é a mesma do aparelho de metal, ou seja, arrumar a posição dos dentes. Contudo, os valores desse tipo de aparelho fixo são mais elevados.

Outra vantagem dos aparelhos de policarbonato, safira ou porcelana é que muitas pessoas apresentam alergia ao metal. Por isso, esses se tornam uma excelente opção.

● Aparelho de metal autoligado

Outro tipo de aparelho ortodôntico que tem sido bastante procurado é o de metal autoligado.

A diferença dos outros dois tipos é que este tem os braquetes bem menores e discretos.

Além disso, o fio de metal é encaixado diretamente no braquete , portanto, ele dispensa as borrachinhas.

Outra vantagem do aparelho de metal autoligado é que ele apresenta mais conforto para os usuários. Finalmente, o tratamento tende a ser mais rápido, o que interessa a muitas pessoas que se preocupam com o impacto estético de utilizar um aparelho nos dentes.

Aqui também já existem as versões de aparelho autoligado de safira e porcelana, contudo, os benefícios são os mesmos do de metal e a diferença é estética.

● Aparelho lingual

Embora seja pouco usado, o aparelho lingual tem sua indicação principalmente para atletas.

Esse aparelho é colocado na parte de trás dos dentes e, mesmo sendo de metal, fica praticamente invisível a outras pessoas.

Sua principal indicação é não machucar aqueles que praticam esportes de alto impacto. Contudo, o cuidado com a limpeza deve ser redobrado, já que dificulta o uso de fio dental.

● Aparelhos/Alinhadores invisíveis

Um tipo de aparelho que tem feito muito sucesso, principalmente no meio artístico são os aparelhos invisíveis.

Eles também são conhecidos como alinhadores transparentes, sendo essa sua principal função: o alinhamento dos dentes.

Seu uso pode ser indicado tanto para casos simples de alinhamento dentário, como também para casos mais complexos, por isso, somente um especialista pode avaliar se vale a pena usar.

O valor é bastante superior ao dos outros aparelhos apresentados até aqui, pois é feito sob medida, através de escaneamentos das arcadas, planejamento do especialista e envio de uma sequência de vários aparelhos, que serão utilizados com o acompanhamento e orientações do profissional Justamente por isso, é capaz de se encaixar com perfeição nos dentes.

Em alguns casos também são usados elásticos para alinhar os dentes e a manutenção pode ser feita pelo próprio paciente com a indicação do ortodontista.

O aparelho invisível é retirado na hora da alimentação e colocado novamente após a escovação. Isso se torna um fator bastante positivo nos aparelhos invisíveis, pois é possível continuar usando o fio dental e ter uma escovação correta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...