Notícias

Quando devo procurar um periodontista?

Escrito por Uniodonto

24 SET 2021 - 12H00

A profissão de dentista possui diversas especialidades e hoje vamos abordar a periodontia: o que é, e qual o momento de procurar esse atendimento especializado.

A periodontia é a especialidade da odontologia que cuida da gengiva, dos ossos e de todas as estruturas que fazem a sustentação dos dentes. Mas, você sabe o que causa os problemas nessas regiões e quais cuidados devemos ter para evitar imprevistos?

Quem procurar em caso de problemas na gengiva?

Primeiramente, para evitar problemas na gengiva, devemos procurar o dentista a cada 6 meses para avaliação e monitoramento da saúde bucal.

Nessa visita, ele poderá diagnosticar se existe algum problema relacionado aos tecidos que fazem a sustentação dos dentes e se o paciente precisa dos cuidados de um periodontista, que é o especialista nesta área.

Um dos primeiros sinais de que algo não vai bem com a gengiva é o sangramento espontâneo. Na maioria das vezes, isso ocorre devido à presença de inflamação, comumente chamada de gengivite. Ela surge principalmente devido ao acúmulo de resíduos alimentares junto aos dentes, ou seja, resultado de uma higiene oral inadequada, e que consequentemente dará origem à formação de tártaro.

Se o tratamento correto não for realizado, a gengivite pode evoluir para a periodontite, situação em que há a diminuição do tecido ósseo em volta do dente, chamada de reabsorção óssea.

Para o controle dessas doenças , devem ser realizados raspagem e alisamento das superfícies das raízes dentárias pelo especialista em periodontista, que vai avaliar e tomar as providências necessárias para cada quadro, visto que em algumas situações podem ser utilizadas até mesmo técnicas cirúrgicas no tratamento.

Uma boa escovação e o uso do fio dental após as refeições evita que haja o acúmulo de placa bacteriana, reduzindo os riscos de prejuízos na gengiva e nas estruturas dos dentes. Por isso, a higiene bucal diária realizada em casa é indispensável.

Veja a seguir como fazer uma escovação eficaz para que diversos problemas nos dentes sejam evitados.

Como prevenir o problema

Agora que você já sabe o que é periodontia e quando procurar o especialista, veja como evitar o problema, com a escovação correta dos dentes.

● Passe o fio dental em todos os vãos dos dentes

● Use uma escova de dentes de cerda macia

● Use um creme dental de boa procedência, peça a indicação ao seu dentista quando for realizar a visita semestral

● Use a escova com suavidade para não machucar a gengiva

● Faça movimentos curtos e escove os dentes e a gengiva

● Escove todos os dentes, dê atenção especial àqueles de difícil acesso

● Escove a língua para que não acumule restos de alimentos

O cuidado na hora de escovar os dentes reduz os riscos da periodontite. Mas sempre conte com o suporte e atendimento de um dentista pelo menos 2 vezes ao ano. Afinal, a saúde da sua boca é muito importante e precisa de atenção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.