Notícias

Implante dentário de A a Z: o que você precisa saber

Escrito por Uniodonto

21 SET 2021 - 12H00 (Atualizada em 21 SET 2021 - 13H57)

O implante dentário contribui muito para elevar a autoestima dos indivíduos que perderam um ou mais dentes, pois além de ser uma boa solução estética, é considerado uma excelente solução para a função mastigatória. Atualmente, as avançadas tecnologias utilizadas para a realização desse procedimento trazem resultados bastante satisfatórios.

O implante ósseo é uma estrutura de titânio colocada cirurgicamente no osso do maxilar, substituindo, assim, a raiz de um dente que foi perdido.

É um procedimento que requer alguns cuidados antes e depois da cirurgia. Confira a seguir as suas etapas.

Etapas do implante dentário

A primeira etapa de um implante dentário é a visita ao implantodontista, que é o dentista que possui especialidade no procedimento.

O profissional vai realizar uma avaliação minuciosa para saber se o paciente tem condições favoráveis para receber o implante, solicitando exames de imagem para o correto planejamento do caso

Isso porque, quando perdemos um dente e não procuramos solução rápida, os demais podem tentar ocupar o espaço que foi deixado.

Nesse caso, muitas vezes, existe a necessidade de usar um aparelho para abrir espaço para o implante dentário.

Em outros casos, a demora pode gerar perda óssea. Quando isso acontece, pode ser necessário realizar um enxerto ósseo antes da colocação do pino, para que haja condição adequada para a osseointegração (correta união entre osso e pino).

Com as condições favoráveis para o procedimento, você receberá orientações para as próximas etapas.

Cuidados antes do implante

Antes mesmo de iniciar o processo do implante dentário, o dentista vai explicar alguns procedimentos pré-cirúrgicos..

Primeiro, é muito importante uma boa escovação, com o uso de fio dental e enxaguantes bucais, antes da cirurgia. Na verdade, esse procedimento deve ser realizado rotineiramente pelo paciente.

Além disso, no dia do implante, o paciente deve fazer uma alimentação leve e, caso tenha sido indicado, ingerir os medicamentos prescritos pelo profissional.

O momento do implante

Em relação à cirurgia, é aplicada anestesia local para a colocação do pino de titânio, sendo assim, o paciente não sente dor ou desconforto durante o procedimento.

A incisão é feita até o osso, conforme verificado previamente nos exames de imagem e, então, é inserido o pino.

Em seguida, o dentista coloca um tampo para proteger o implante e alguns pontos são necessários para que a cicatrização seja eficaz.

Depois de terminado o implante, outros cuidados também são necessários no período pós-cirurgia, para uma boa recuperação. Veja a seguir.

Cuidados após o implante

Mesmo sendo uma cirurgia simples, alguns cuidados também são necessários após a cirurgia de implante, confira:

● Seu dentista vai pedir que você coloque gelo pelo lado de fora do local para amenizar inchaços e dor.

● Algumas pessoas não sentem dor após a implantação do pino de titânio, ainda assim, devem seguir a recomendação do dentista.

● Seu dentista vai indicar o uso de analgésicos e antibióticos após o implante, pois os remédios vão diminuir a dor e evitar infecção.

● Nas primeiras 48 horas do procedimento, evite alimentos duros e difíceis de mastigar, dê preferência a uma alimentação leve e fria.

● Evite mastigar no lado do implante até que o procedimento seja finalizado, pois, embora esteja com tampo, a mastigação excessiva pode prejudicar a cirurgia.

● Também é importante manter a higienização bucal de forma correta, contudo, nas primeiras 48 horas faça uma lavagem leve, para não causar ferimentos.

● Outra questão importante é evitar ficar no sol após o procedimento, pois pode gerar sangramento.

● Evite realizar atividades físicas ao menos na primeira semana pós-implante.

● Por fim, evite deitar em uma posição que pressione a área do implante dentário, pois, nesse caso, também pode ocorrer sangramento.

Tomando os cuidados necessários, a recuperação tende a ser tranquila. A qualquer sinal de problema, sangramento ou dor excessiva, o dentista responsável deve ser consultado.

Tempo de recuperação do implante dentário

O dentista irá solicitar seu retorno ao consultório após sete dias, para a retirada dos pontos. Nesse momento, ele vai avaliar se está tudo certo com a cirurgia.

O próximo passo é aguardar o tempo necessário para a cicatrização óssea e da gengiva. Esse fator pode depender dos procedimentos adotados.

Por exemplo, se houver a necessidade de realizar enxerto ósseo, a cicatrização leva em média 4 a 6 meses.

Se não for necessário o enxerto, a etapa seguinte (colocação das próteses dentárias) em alguns casos poderá ser realizada em até 2 a 3 meses.

Qual o material mais indicado para a prótese?

Existem diversos tipos de materiais que podem ser usados na prótese dentária, mesmo sobre o implante.

Entretanto, tudo vai depender da opção escolhida pelo paciente e indicada pelo profissional. Dentre as principais e mais utilizadas estão:

● Porcelana pura

● Metal revestido de porcelana

● Resina.

Benefícios do implante

Embora os cuidados com a saúde bucal estejam cada vez mais disseminados na população, a perda de dentes ainda é uma realidade. E quando isso acontece, a autoestima fica bem baixa.

Isso acaba atrapalhando o dia a dia das pessoas, seja no trabalho ou nas relações pessoais, e a reabilitação oral traz mais confiança ao sorrir e se comunicar.

A falta de dentes faz com que nossa fala seja mais difícil de ser entendida. Por isso, realizar o procedimento de implante melhora até mesmo a dicção do paciente.

Além disso, quando perdemos os dentes, muitos alimentos deixam de fazer parte da nossa rotina, pois a falta do dente pode acabar machucando a gengiva.

São diversos os benefícios do implante, sendo a segurança e o conforto que ele traz ao paciente alguns dos principais.

Ou seja, além de poder contribuir para a autoestima, também pode ser muito útil para a nossa saúde.

Onde realizar o implante

É muito importante realizar o implante dentário com um dentista especializado no assunto.

Afinal, o profissional vai indicar exatamente qual a melhor solução para devolver a saúde, a autoestima e o sorriso a seus pacientes.

Por fim, vale salientar que a visita periódica ao dentista é o melhor caminho para manter seu sorriso saudável!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Uniodonto, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.