Notícias

Endodontia: do que se trata essa especialidade?

Escrito por Ana Paula Soares

16 NOV 2021 - 17H00

A endodontia é a especialidade da odontologia que cuida da parte interna dos dentes, ou seja, a raiz, a polpa e todos os tecidos que envolvem o dente.

Veja mais detalhes e saiba quando é necessário o tratamento com esse especialista.

Quando é indicado o tratamento com o endodontista?

Quando o paciente chega ao dentista com uma sensibilidade maior do que o normal em um dente, o profissional vai avaliar se é necessário consultar o especialista.

Geralmente, isso acontece quando a cárie atinge a polpa do dente e compromete a raiz. Nesses casos, o endodontista precisa realizar o tratamento de canal.

Mas esse não é o único motivo para que o especialista seja procurado, pois existem outras lesões tratadas pelo endodontista.

Além do tratamento de canal, o profissional especializado em endodontia faz o diagnóstico e realiza outros procedimentos para resolver problemas, dentre eles:

  • Sensibilidade ao consumir alimentos frios ou quentes
  • Trincas nos dentes com sensibilidade
  • Quebra de dente com sensibilidade
  • Avaliação quanto à necessidade da colocação de prótese
  • Lesões nos tecidos que envolvem o dente
  • Fraturas e qualquer tipo de trauma que possa comprometer a estrutura dos dentes

Como você pode ver, a especialidade faz o diagnóstico e o tratamento para diversos problemas relacionados à parte interna do dente, trauma ou sensibilidade.

Quando mais cedo um problema dentário for diagnosticado, menor será o risco de você precisar de um tratamento endodôntico. Por isso, a visita ao dentista é recomendada a cada 6 meses. Antes mesmo de uma cárie ser percebida por você, o dentista pode agir e não deixar que ela comprometa a estrutura do dente.

Mas, caso a cárie já tenha se aprofundado e não haja assistência do endodontista, há o risco até mesmo de perder o dente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.