Notícias

A vacina chegou! Tire suas dúvidas

Escrito por Ana Paula Soares

20 JAN 2021 - 08H00 (Atualizada em 26 JAN 2021 - 14H10)

Com a vacina cada vez mais próxima, muitas dúvidas surgem. O que significam as taxas de eficácia? Se eu já tive Covid-19, posso ser vacinado? A vacina será obrigatória?

Confira perguntas e respostas abaixo:

1. Quando a vacinação vai começar?

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos divulgou o Plano de Imunização Covid-19, que terá início hoje, dia 20/1. Nesta 1ª fase, serão priorizados os trabalhadores da saúde e os idosos a partir de 60 anos.

2. Quanto tempo após tomar a vacina eu estarei imunizado contra a Covid-19?

Mesmo após as duas doses da vacina, nosso organismo não gera uma resposta imune imediata. A proteção se dá um tempo após a aplicação da segunda dose, e esse tempo varia de acordo com cada vacina. Na maioria delas, a imunidade acontece a partir de dez ou vinte dias após a segunda dose.

3. Quem já teve Covid-19 deve ser vacinado?

Sim. Especialistas dizem que os dados iniciais indicam que a vacina deve ser aplicada em quem já teve a doença. A vacina pode oferecer uma imunidade mais duradoura e trazer mais benefícios em relação à nossa imunidade natural.

4. O que significa a taxa de eficácia de uma vacina?

A taxa de eficácia representa a proporção de redução de casos entre o grupo vacinado, comparado com o grupo não vacinado.

5. A vacinação contra a Covid-19 acabará com o coronavírus?

Ainda não se sabe. Em maio, a OMS afirmou que não há como prever quando e se o coronavírus irá desaparecer um dia, mesmo com uma vacina. Porém, ainda que a vacina não faça o vírus desaparecer, ela será capaz de interromper as cadeias de transmissão e conter a disseminação entre as populações.

A previsão dos cientistas e da própria OMS é que o coronavírus se torne endêmico: à exemplo do que ocorre com o Influenza, que infecta novas pessoas todos os anos, o vírus continuará em circulação infectando aqueles que estiverem suscetíveis à Covid-19.

6. Posso ser infectado pelo coronavírus ao tomar a vacina?

Não, pois nenhuma vacina em testes contém o vírus vivo. A vacina contra a Covid-19 é uma ‘vacina morta’, ou seja, não contém o vírus vivo. Portanto, é impossível você ser infectado ao se vacinar.

7. A vacina será ‘obrigatória’?

Na prática, as vacinas no Brasil já são 'obrigatórias'. Em diversos estados e cidades brasileiras, quem quiser matricular filhos em colégios públicos, por exemplo, precisa mostrar cadernetas de vacinação em dia. A necessidade de apresentação de caderneta também é obrigatória para quem quer disputar cargos públicos no Brasil e imunização em dia é ‘condição necessária’ para quem se inscreve no Bolsa Família. Outro exemplo de ‘obrigatoriedade’ é a vacina de febre amarela. Segundo a OMS, 127 países exigem a vacinação contra a doença.

8. Posso parar de usar máscara e álcool em gel depois que me vacinar?

Não. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defende que precauções contra a transmissão da Covid-19 sejam mantidas mesmo por quem já estiver vacinado. Até que as pesquisas sejam conclusivas, todos os que tomarem vacinas precisam continuar mantendo o distanciamento, usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomerações.

9. Quanto tempo após tomar a vacina poderei frequentar bares, festas e aglomerações?

O mais seguro é que estes eventos não ocorram até que pelo menos metade da população seja vacinada. Ou seja, não será seguro frequentar esses eventos antes de 2022, quando se espera que mais de 50% das pessoas tenham recebido a vacina em todo o país.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Fazer login

Responsabilidade de senha
Esqueci minha senha

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Ana Paula Soares, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.